Quem me acompanha:

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Crochês na Revista!!

Olá meninas!! Essas peças foram encomendadas pela "Círculo" - elas foram desfiladas na Mega Artesanal e agora foram fotografadas para a revista Figurino Crochê 41 (Setembro) -
Esse é um bolero sem mangas e foi feito com a linha Cléa...
os babados são "vaporosos"...
e aqui é um detalhe das costas...
Essa é uma mula-sem-cabeça feita com a linha Anne..
com detalhes em pipocas...
E esse é um bolero feito com a linha Anne na cor berinjela, que é lançamento da "Círculo"...
a fita é de veludo..
detalhe das costas...
e detalhe das mangas... Gostaram?? As receitas dessas peças estarão na revista, que deverá chegar às bancas na 1ª quinzena de Setembro... Beijos e até mais...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bolero em crochê com "Amor"

Olá meninas!!Eis o bolero desta semana...
Achei ótimo trabalhar a lã Amor (Círculo) em crochê - ela fica com uma textura aveludada..
usei 4 novelos e agulha 3,5 mm....
e fica ótimo para essa meia-estação!! Bjs e até mais...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Receita da Túnica com Pipocas!!

Olá meninas!! SOBREVIVI(kkkk)!!Enquanto eu termino um bolero para nossa próxima semana (em crochê na lã Amor e está ficando show) divirtam-se com essas pipocas !!
Amei fazer essa túnica - rende muito e não cansa - usei apenas 5 novelos da lã Capricho (Círculo) e agulhas nº 7
Para as Costas monte 70 pontos e trabalhe em cordões de tricô (avesso/direito em tricô); a cada 10 "cordões" mate 1 ponto de cada lado para acinturar; depois de 33 cordões posicione as tranças laterais (a partir daqui não precisa mais diminuir dos lados pois a própria trança irá acinturar a túnica): faça 10 pontos em cordão de tricô, 8 pontos em meia, 28 pontos em cordão de tricô, 8 pontos em meia e 10 pontos em cordão de tricô.Trance a cada 4 carr (4 pontos numa agulha auxiliar atrás do trabalho) e por 10 vezes. Volte a trabalhar apenas com os cordões de tricô - após 10 cordões mude para ponto meia no direito e ponto tricô no avesso;após 3 carreiras comece a cava: mate 4 pontos de cada lado, depois, no direito, mais um ponto de cada lado (2x).Faça mais 25 carreiras e arremate ou deixe os pontos à espera para a costura invisível (15 pontos de cada lado).
Para a Frente comece igual às costas e, após 15 cordões comece a fazer o padrão pipoca (lembre-se que as pipocas são definidas no avesso, no direito ela é apenas em tricô- veja o pap de como fazê-la no arquivo da blusa de manga morcego): 23 pontos em cordões de tricô, 2 m, 1 pip (1m,1t,1m no mesmo ponto), 3 m, 1 pip, 1 m, 1 pip, 1m, 1 pip, 1m, 1 pip, 1m, 1 pip, 1m, 1 pip, 3 m, 1pip, 2m, 23 pontos em cordão de tricô;faça o direito em tricô; a próxima do avesso será assim: 23 cordões, 2m, 3pjt, 1pip, 2m, 3 pjt, 1 pip, 3 pjt, 1 pip, 3 pjt, 1 pip, 3 pjt, 1 pip, 3 pjt, 1 pip, 3 pjt, 2m, 1 pip, 3 pjt, 2m, 23 cordões (ficamos agora com 5 pipocas centrais); no avesso os 2 pontos em meia laterais não devem ser alterados, o ponto pipoca solitário seguirá a linha para "aumentar" meio losango e, os 6 pontos pipocas centrais, irão "diminuir" o desenho do losango inteiro, até restar uma pipoca - depois o desenho irá "crescer" novamente e os das laterais irão diminuir e, assim sucessivamente...faça esse desenho sempre no avesso e, se você não é acostumada a fazer as pipocas, "treine" numa amostra para "pegar " o jeitinho.
Posicione as tranças como nas costas mas, agora, trance a cada 8 carreiras (4x);após terminar as tranças faça mais 2 cordões de tricô e comece a deslocar o padrão das pipocas, fazendo, agora, por inteiro os losangos laterais - faça um motivo e meio e depois conclua-o substituindo as pipocas por ponto meia e, ao mesmo tempo,faça o decote, trabalhando 4 pontos em cordão de tricô - suba por 5 cordões, arremate 10 pontos e continue matando mais 1 ponto até alcançar o tamanho das costas.
A gola é uma trança deitada: monte 10 pontos e trabalhe ponto meia no direito e ponto tricô no avesso, a cada 8 carreiras trance os pontos (deixe 5 pontos numa agulha auxiliar atrás do trabalho, faça 5 m, volte os pontos na agulha e trabalhe-os em meia) faça isso por 10 x e arremate.Emende a lã nas laterais do decote e continue com mais 4 cordões de tricô - posicione a trança ao redor do decote e costure, costure-a também nos cordões para que eles fiquem como acabamento da trança. Para as mangas monte 30 pontos e faça 5 cordões de tricô; mude para o ponto meia (direito) e tricô (avesso);faça 1 aumento de cada lado após 21 carreiras do ponto meia e, depois, a cada 6 carreiras (por 7 x ou até o tamanho desejado); faça mais 5 carreiras e cave: mate 4 pontos de cada lado e depois, no direito, mais 1 ponto (2x);faça 3 carreiras sem diminuições - depois comece a diminuir 1 ponto de cada lado (sempre no direito) até restarem 19 pontos. Arremate, posicione no ombro e costure as cavas, as laterais das mangas e as laterais da túnica. Parece trabalhoso mas, não é!!Tenho uma aluna que já a está fazendo, mas com a lã Sedificada - acho que ela irá usar um novelo a mais. Divirtam-se... e até mais..

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Receita da Mula-sem-Cabeça

Olá meninas!!Quero avisá-las que nessa semana não teremos workshop - estou fazendo um tratamento que me deixa horas na cadeira do dentista!!(preferiria estar no cabeleireiro) Aproveitem essa receita - é trabalhada numa só peça e, por isso, é bem rápida de se fazer - usei 4 novelos (fio duplo) da Amor (Círculo) e agulhas nº8 Monte 100 pontos e trabalhe em barra 2/2 (2pontos em tricô, 2 pontos em meia) por 10 cm; diminua fazendo 2 pontos juntos em tricô, 2 pontos em meia (barra 1/2)- trabalhe acompanhando o ponto por 4 cm (no avesso ficará 2 tr, 1 m / no direito ficará 1 tr, 2 m); diminua novamente de tal forma que fique barra 1/1 (1 ponto em tricô, 1 ponto em meia)-
Trabalhe nessa barra 1/1 por 44 cm e, depois, comece a aumentar os pontos(faça 1 laç entre eles)da seguinte maneira: 4cm em barra 1/2 e depois 10 cm em barra 2/2 - igualando com o início do trabalho e arremate.
Para as mangas monte 50 pontos e faça como no corpo da mula: trabalhe 10 cm em barra 2/2, passe para a barra 1/2 , faça 4 cm e depois faça a barra 1/1 por 35 cm - arremate todos os pontos e encaixe na parte de barra 1/1 da mula (deixe-a aberta), costure o ombro, as laterais da manga e as laterais do corpo da mula e...está PRONTA!! Feche com fita de cetim e faça sucesso!! Até mais...

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Maxipull Fascinação

Olá meninas!! Esse MaxiPull segue a última tendência da moda...
com mangas curtas... e motivos geométricos.
Usei 4 novelos da lã Fascinação (Círculo) e agulhas nº 7. Até mais..

terça-feira, 11 de agosto de 2009

PAP do outro Casaquinho

Olá meninas!! Vamos aproveitar o restinho desse inverno e tricotar!! Nesse casaquinho eu usei 5 novelos de lã Sedificada (Pingouin) e agulhas nº 7
Para as costas monte 75 pontos e distribua as "colunas": faça a 1ª carreira (é o avesso) da seguinte forma:*5 tr, 2m*...termine com 5 tr; faça a 2ª e a 3ª carreiras acompanhando o ponto; na 4ª carreira comece o ajur:*5m, 2tr, 2pjm, 1 laç, 1 m, 1 laç, 1 mate simples, 2tr*...termine com 5m. Repita sempre essas quatro carreiras. A partir de 10 cm de comprimento (no 6º ajur ) comece a acinturar suavemente o casaquinho: faça 2 pjtr (nas colunas de 2 pontos em tricô das laterais); repita esse procedimento quando for fazer o 7º, o 8º...e assim por diante até restar apenas 1 ponto em tricô entre as colunas. No 17º ajur faça as cavas: mate 5 pontos de cada lado depois mais 1 ponto (2x)no direito.Continue por mais 9 ajur (ou 22 cm) e arremate ou deixe os pontos à espera para a costura invisível.
Para a frente monte 43 pontos, sendo 8 pontos para o transpasse (3m, 2tr, 3m).Faça igual às costas e, do lado direito, faça casas (2pjm, 1 laç) entre o 14º e o 15º ajur/entre o 17º e o 18º /entre o 20º e o 21º e entre o 23º e o 24º ajur.Após essa casa faça o decote: mate 15 pontos depois mais 1 (3x).Continue até alcançar o comprimento das costas e arremate ou faça a costura invisível nos ombros.Faça o outro lado igual, sem as casas.
Para as mangas monte 40 pontos e trabalhe com "cordões de tricô"(avesso e direito em ponto tricô). Após 43 "cordões" faça o 1º aumento(um ponto de cada lado);faça mais 7 "cordões" e o 2º aumento;faça mais 7 cordões e comece a cavar: mate 5 pontos de cada lado, depois mais 1 ponto (2x).Trabalhe mais 3 "cordões" e aí comece a matar 1 ponto de cada lado em todas as carreiras do direito do trabalho.Após 6 cordões arremate, no direito, os 18 pontos restantes.Posicione no ombro e costure.
Para a gola levante 123 pontos ao redor do decote, nas laterais faça 4 m,1 tr, 5 em ajur;*1 tr,5 cordões em tricô,1 tr, 5m*(obs: no avesso trabalhe esse 1 tr como 1m).Trabalhe por 20 cm e arremate.
Para o "passador" monte 4 pontos e faça: *1m, 1ponto sem fazer em tr*(avesso e direito) por 5 cm e arremate -faça 2, posicione-os e costure-os.Para o cinto monte 10 pontos e trabalhe da mesma maneira até o tamanho desejado. Pregue botões bem bonitos e...está PRONTO para você fazer sucesso!! Até mais..

sábado, 8 de agosto de 2009

Receita do casaquinho com lã sedificada

Olá meninas!!Esse casaquinho é tamanho 42 e foi feito com 5 novelos da lã Sedificada (Pingouin) e agulhas nº 7

Para as costas monte 81 pontos e faça 3 carreiras em p. tricô, depois comece o ponto fantasia: 1ª carreira: 1 ponto de borda em tricô *1 p em meia, 1 laçada, 4 p em meia, 2 pontos juntos em meia, 1 mate simples, 4 p em meia, 1 laçada* repite de * a * e termine a carreira com 1 ponto de borda.

2ª carreira (avesso) em tricô.Repita sempre essas duas carreiras.

Após 38 cm faça as cavas: mate 5 pontos de cada lado, depois mate, no direito, 1 ponto de cada lado (4x).Continue por mais 23 cm e arremate ou deixe os pontos à espera para a costura invisível.

Para a frente monte 47 pontos e siga como nas costas mas fazendo 2 motivos e meio, ou seja, trabalhe 34 pontos no ponto fantasia e os outros 13 para o transpasse da seguinte forma: 3 p em meia, 2 p em tricô, 3 p em meia, 2 p em tricô, 3 p em meia.

Para o outro lado inverta o transpasse e faça 3 casas (2 pontos juntos em meia, 1 laçada, 1 meia) na segunda coluna de p meia sendo a 1ª a 20 cm da barra e as outras a cada 10 carreiras.Faça o decote matando 13 pontos de uma vez e depois 1 ponto (4x).Siga até o tamanho das costas e costure os ombros.

Para as mangas monte 42 pontos e faça 1ª carreira:* 4 pontos em meia, 2 pontos em tricô* - 2ª carreira: acompanhando o ponto

Após 23 carreiras faça o 1º aumento (1 ponto de cada lado); a cada 8 carreiras faça 1 aumento (6 x).Faça mais 6 carreiras após o último aumento e cave: mate 5 pontos de cada lado e , no direito, mais 1 ponto de cada lado (3 x).

(Se desejar a manga mais comprida faça mais carreiras antes de matar).

Trabalhe 10 carreiras sem matar , depois mate um ponto de cada lado (no direito) até restarem 24 pontos. Arremate,posicione nos ombros e costure.

Para a gola levante 100 pontos ao redor do decote e faça 1ª carreira: *3 pontos em meia, 2 pontos em tricô*; 2ª carreira: acompanhando o ponto.Trabalhe por 20 cm e arremate.

Pregue os botões junto às casas e faça 1 carreira de ponto baixo (crochê) na barra para firmá-la.

Até mais...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Brincando com Pipocas!!

Olá meninas!! Que tal essa Túnica?Gostaram?
Usei apenas 5 novelos da lã Capricho (Círculo)
O motivo se "abre" para valorizar o busto;
essas tranças são para marcar a cintura;
e a gola é uma trança deitada.
Ela fica ótima sobre legging ou jeans!! Aguardo por vocês lá na Trekos!! Até mais...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mula-sem-Cabeça

Olá meninas!!Essa mula vocês já conhecem, pois é um modelo clássico...
ela foi feita com fio duplo da Amor (Círculo) e usei 4 novelos... o detalhe fica por conta das mangas boca-de-sino e essa é uma encomenda que está indo para Jaú -SP. Até mais...

sábado, 1 de agosto de 2009

Receita do Casaco Fantasia

Olá meninas!! Esse modelo é super fácil e rápido de se fazer - usei agulhas nº 7 e 6 novelos do fio Fantasia da Círculo...
esse fio é ora liso, ora felpudo , formando faixas e, no início desse casaco, usei a parte lisa...

Frente e costas são feitos de uma só vez (a frente é menor que as costas por causa do babado):

Monte 80 pontos com o fio liso – 1ª carr. em ponto tricô, 2ª carr. em ponto meia, 3ª carr. em ponto tricô, carr. em ponto meia;

5ª carr. (fio peludo)ponto meia / avesso em ponto tricô – continue assim até retornar o fio liso ( após 4 carr.) ;

Com o fio liso faça de tal forma que no direito fique com 2 carr. em meia, 3 carr. em tricô e 2 carr. em meia (sendo o inverso no avesso, ou seja, 2 carr em tricô, 3 carr. em meia e 2 carr. em tricô)

Após 5 gomos de altura (gomos de tricô) mate para as cavas: trabalhe 13 pontos (1ª lateral) mate 6 pontos (cava), trabalhe 40 pontos (costas),mate 6 pontos (cava), trabalhe mais 13 pontos (2ª lateral);

Continue a lateral normalmente, matando mais 1 ponto do lado da cava – os lados são estreitos e, por isso, não se deve fazer decote – suba reto respeitando o mesmo nº de carr. e, agora os fios deverão ser cortados na troca liso/peludo para que não haja diferença de largura com o restante da blusa.Após 22 cm arremate.

Emende o fio e trabalhe da mesma forma do outro lado e também as costas.

Costure os ombros.

Mangas:

Monte 26 pontos no fio peludo e trabalhe direito em meia e avesso em tricô até o início da lã lisa;

Faça como no corpo só que aumentando o nº de gomos de tricô (serão 3) – no direito deverá ficar 2 carr. de m, 3 carr. tricô, 2 carr. m, 3 carr. tricô, 2 carr. m, 3 carr. tricô, 2 carr. m

( acompanhando os pontos no avesso)

Faça 1 aumento de cada lado nos seguintes momentos:

No começo da 2ª tira de fio peludo;

No 3º gomo da 2ª tira de fio liso

Faça a cava na 3ª tira de fio liso – mate 4 pontos de cada lado depois mais 1 ponto de cada lado no direito;

Na 4ª tira de fio liso diminua 1 ponto de cada lado até restarem 12 pontos.Arremate e emende-as no ombro e costure as laterais.

Gola:

Levante 100 pontos do início da barra até o meio da nuca e trabalhe em cordões de tricô

(avesso e direito em tricô) após 4 carr faça *4 pontos e aumente 1* até o final da carr; após mais 4 carr. faça* 3 pontos e aumente 1* até o final da carr e, novamente após mais 4 carr. faça* 3 pontos e aumente 1*até o final da carr.

Trabalhe mais 1 carr. e arremate. Faça a outra metade da gola igual e emende-as no colarinho.

Até mais...