Quem me acompanha:

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Como Fazer a Cava da Manga!!

Olá meninas!! Atendendo aos pedidos montei esse PAP de modelagem de mangas. Sempre é bom fazer um molde no papel para servir de guia para a confecção de roupas, nesse caso esse molde e as intruções servem tanto para o Tricô como para o Crochê
Pegue uma blusa ou camiseta e posicione-a sobre a folha de papel; faça alguns pontos com a caneta demarcando a manga;

Ligue os pontos fazendo o desenho do contorno da manga;

Dobre a folha ao meio e recorte-a pelo risco formado;

Abra a folha e você verá o molde da cava da manga;

é ele que servirá de guia para seu trabalho.

Faça as diminuições do seu tricô posicionando-o sobre o molde: nessa foto você vê a primeira diminuição do lado direito : 2 cm = 4pontos;
Para fazer o lado esquerdo da cava da manga: termine a carreira anterior e comece o avesso matando os pontos (2 cm = 4 pontos)

Agora as diminuições podem ser feitas apenas no direito do trabalho e apenas 1 ponto de cada lado: no início e no final das carreiras,acompanhando o molde;

DICA: se a lã for fina você terá muuuuitos pontos na agulha, provavelmente,então,você

terá que matar pontos em várias carreiras; agora, se a lã for grossa, você terá menos pontos na agulha e poderá,então, ficar até algumas carreiras sem matar pontos para acompanhar o molde.

Arremate uns 2 cm antes do final do molde, isso é muito importante para que a costura seja perfeita...

Observe a manga arrematada sobre o molde do corpo... ela deve ficar um pouco menor...

Isso porque ,na hora de costurar , essa parte irá se encaixar na curva do ombro(observe a flecha).

DICA IMPORTANTE: sempre comece a costurar a manga após posicioná-la na costura do ombro, e costure no sentido ombro-cava da frente, e ombro-cava das costas – dessa maneira não haverá sobras – é mais trabalhoso do que começar pela cava, mas sai perfeita.

Bom proveito e até mais...

9 comentários:

  1. Tá aí Silvana, uma ótima postagem !

    Bem prática e útil.

    Bjão e boa semana, CauÊ

    ResponderExcluir
  2. Oi! Com esta explicação tão bem feita, dá até vontade de tricotar. Que tal um pap sobre como costurar o tricô? Aqui no sul faz muito frio. Beijos dessa gaúcha que adora o seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Com uma explicação tão bem feita assim dá até vontade de aprender a fazer tricô.Aqui no Rio Grande do Sul faz muito frio e um tricozinho a mão tem seu valor. Beijos dessa gaúcha que acompanha diariamente o seu lindo blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    bom, primeiro muito obrigada pelo seu carinho, olhei todo seu blog e me maravilhei com suas peças e seus paps, é tudo muito lindo e muito bem feito, com certeza servirão de inspiracão.
    Estou deslumbrada, parabéns!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvia obrigada pela visita ao blog. Andei muito pelo seu blog e adorei tudo que vi, seus trabalhos são muito bem feitos e de ótimo gosto. Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga!! Q blog maravilhosooo...amei de paixão!! Parabens pelos lindos trabalhos!! vou add no meu blogrool...OK!!

    Bjinhos

    Kátia Missau

    ResponderExcluir
  7. Olá querida!
    ]Que bom que gostou, eu adoro seu blog...
    Sou apaixonada pelo seu bolero bege com tranças...
    Qria saber fazer ele, mas não sei fzer sem receita...
    Lindo mesmo, parabéns!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  8. Silvia se puder mostre como se faz pra arredondar a cava da manga, tentei, tentei e não consegui, não fica como a sua, fica parecendo uma escadinha...rsrs!
    me dê um help, bjs!

    ResponderExcluir
  9. Suas explicações são bem claras e compreensíveis. Muito bom saber onde encontrar solução das dúvidas. Obrigada por me ajudar e parabéns por seu site. Abç

    ResponderExcluir

Obrigada por participar deixando seu comentário!!